Pesquisar

Dicas de Etiqueta para o Natal

Semana que vem já é Natal e muitas pessoas passam essa data com as famílias, outros com amigos e às vezes alguns têm uma ceia diferente e em casas de pessoas que nunca passaram antes.

Para mim essa data é bem família e todos os anos desde que me conheço por gente passo com meus avós, tios, primos e o pessoal de casa. Já comentei aqui no blog que minha família é portuguesa e nossa ceia é diferente: jantamos mais cedo e todas as comidas são do mar, ou seja, polvo, bacalhau, camarão e por ai vai.

Tornou-se uma tradição da família essa ceia portuguesa na casa dos meus avós maternos, e eu confesso que adoro! Montamos uma decoração linda para a mesa e cantinho de sobremesas, trocamos presentes e guardamos momentos muito especiais na memória! <3

Como comentei no início desse post, para algumas pessoas isso acaba sendo diferente, seja por religião, tradição ou qualquer outro que seja o motivo. Por isso, hoje trago algumas dicas rápidas de boa elegância e convivência caso você se encaixe em alguma das situações citadas anteriormente.

Sempre que for à casa de alguém pela primeira vez é de bom tom levar um presente para o anfitrião. Para não gerar polêmica e levar presente para todas as pessoas da casa, opte por algo único e que se encaixe a todos, como por exemplo, um objeto decorativo para a casa, um arranjo bonito de flores, um kit para lavabo com toalhinha e sabonete líquido ou até mesmo uma caixa de bombons bem deliciosos.

Caso você não siga a religião católica, mas estará presente em uma reunião tradicional para o Natal, aconselho a entrar no clima e seguir o ritual. Lembre-se que todas as religiões devem ser respeitadas e se você está ali é porque quer e ninguém te obrigou, então seja educado e respeite o próximo. Nada de se isolar ou fazer cara feia, hein?

Caso queira levar um prato de comida para ajudar na ceia, seja ele doce ou salgado, vale sempre antes conversar com a dona da casa ou quem está na organização dos cardápios. Muitas vezes tudo já está esquematizado e para não ficar com muita comida ou pratos repetidos, vale a pena à conversa.

Respeite o horário para o início da ceia de Natal, bem como o horário para o término das comemorações. Existem casas que ficam acordadas pela noite toda, assim como existem famílias que comemoram a meia noite e depois vão dormir. Se você é convidado ou novo por ali não insista em modificar os planos, siga o anfitrião e respeite o andar da noite, não seja inconveniente querendo insistir em uma programação fora do normal.

Caso de última hora surja alguém para ir com você na ceia ou ocorreu um imprevisto e não poderá estar presente, ligue para o anfitrião e avise. Deixar alguém esperando ou surgir com mais uma companhia sem avisar para o jantar ou almoço é péssimo.

Para finalizar não exagere na escolha da roupa para o Natal. Como muitos brincam: “Nos arrumamos para ficar na sala”, mas não é por isso que precisa estar de chinelo e bermuda velha, né? Assim como não precisa de um traje gala para dizer que é chique. Lembre que menos é mais, e isso se resume a elegância.

Enfim, essas são algumas dicas de etiqueta que para mim são fundamentais!

Espero que tenham gostado.

Um grande beijo,

Tharamis